24 de fevereiro de 2011

SAUDAÇÃO

Saudamos, neste início de ano letivo, a toda comunidade escolar: educadores, educandos, funcionários, pais, responsáveis, voluntários, parcerias e desejamos bom e prefícuo trabalho letivo em 2011. É nosso desejo que fortalecemos as relações interpessoais, pois são importantes na construção de um ambiente ético afetivo, promotor de conhecimentos.
Este ano, assume uma mulher pela primeira vez a presidência do Brasil, Dilma Rousseff (PT) Michel Temmer(PMDB). Assume com proposta de ampliar políticas públicas , melhorando a qualidade de vida dos brasileiros. No Rio Grande do Sul, foi eleito, no primeiro turno, o governador Tarso Genro(PT) Vice Governador Beto Grill (PSB). Infelizmente, a esperançã da erradicação da pobreza no Brasil ainda é utopia, porque a economia continua nos preceitos do lucro e da mais valia. No que tange à educação brasileira, esperamos que melhorem os indices de desempenho escolar.
Nossa escola tem a oferta de tempo integral com o9 objetivo de promover a educação integral. A metodologia de ensino por projetos interdisciplinar e a proposta de uma avaliação pela ação e não pelo julgamento. No ano de 2010, além do programa municipal de escola em tempo integral    aderimos ao programa mais educação do governo federal. Recebemos aditivo financeiro do PDE___ESCOLA (Programa de Desenvolvimento da Educação) que aliado ao financiamento do Mais Educação foi possível adquirir bens patrimoniais essenciais á condução do ensino de qualidade da era do conhecimento, tais como câmara filmadora, câmeras digitais, multimídia... Ratificamos, portanto que educação não é gasto e sim investimento, sobretudo o investimento na qualificação profissional e na política salarial dos educadores. Em nível do sistema municipal de educação é chegado a hora de rever o plano de carreira, assegurando melhores salários.
Há também, neste ano, o desafio de rever o Regimento Escolar e a Proposta Política Pedagógica, adequá-los à conjuntura da nova década que se inicia e ao cenário que a escola se encontra. Para isso, se faz necessário reafirmar que projeto de escola não pode dissociar de que sociedade queremos e como materializar este sonho de sociedade com justiça cognitiva, gnosiológica e epistemológica, intervenções possíveis da escola efetiva.
Finalizo com a seguinte citação: "A pedra precisa da não pedra para poder ser identificada como pedra", ou seja o conceito de inacabado, incompleto, incluso de ser humano perpassa toda ação educativa. Façamos nossas intervenções com ternura e profissionalismo.
BOM TRABALHO!
EQUIPE GESTORA
MARTA HENKES